Cuidado com os alimentos “light”
Recentemente recebemos uma mensagem de uma usuária do ContaCal perguntando porque o Iogurte Grego Light é considerado uma caloria amarela e não verde.
Olhando superficialmente a embalagem nos dá a impressão que é uma versão mais leve, com menos calorias e 50% menos gordura. Contudo, se olharmos os ingredientes, conforme descrito no site da Nestlé, veremos:
leite reconstituído parcialmente desnatado, xarope de açúcar, proteína concentrada de leite, soro de leite em pó, fermento lácteo, estabilizante gelatina e edulcorante artificial sucralose.
De acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, todos os fabricantes de alimentos devem listar os ingredientes em ordem decrescente de sua proporção na fórmula.
É importante notar na lista de ingredientes do iogurte grego light da Nestlé que, apesar de ser light, ou seja, ter menos gordura que a versão tradicional, o segundo ingrediente da lista é xarope de açúcar. Na receita desse iogurte, depois do leite semi-desnatado, o segundo ingrediente que mais tem na fórmula é o açúcar!
Como discutimos anteriormente aqui e aqui, a gordura não é necessariamente ruim. A gordura que deve ser evitada é a gordura trans. As outras são até benéficas. Já o açúcar, conforme comentamos aqui, aqui e aqui, é o principal vilão da pandemia de obesidade que estamos passando.
Por isso, da próxima vez que for ao supermercado, preste muita atenção nos rótulos de todos os alimentos, inclusive dos alimentos light, não só para ver a quantidade de calorias e de gordura, mas dê também uma boa olhada na lista de ingredientes e veja se algum tipo de açúcar aparece na lista. Se for um dos primeiros, terá em grande proporção na receita. Às vezes os fabricantes não colocam como açúcar, mas sim como algum ingrediente terminado em “ose”, como glucose, sacarose, etc. Cuidado tb com ingredientes com a palavra “xarope”. Xarope de milho é o mais comum.
Comentários