Glúten engorda?
Muitos especialistas são firmes ao recomendarem que o glúten saia do cardápio diário. Outros, negam que o alimento é prejudicial à dieta.
O que é o glúten?
Glúten e uma proteína presente em cereais, como aveia, trigo e cevada. Ele está presente naturalmente nestes alimentos e não foi criado em laboratório, como a gordura trans. É ele que dá a consistência fofinha para pães e massas.
Glúten causa algum problema de saúde?
Apenas para quem possui alergia a ele, como portadores da doença celíaca (1% da população mundial). Nesse caso, ele causa uma reação no intestino e no sistema imunológico, causando dores, inchaço e diarreia.
Doença celíaca tem tratamento?
Sim. Nesse caso, o tratamento é cortar o glúten do cardápio. Não porque engorda, mas porque ele faz realmente mal aos pacientes. Porém, é fundamental o acompanhamento de uma nutricionista, para evitar falta de nutrientes.
Intolerância ao glúten ou alergia ao glúten? Tem diferença?
Tem sim. A doença celíaca é alergia. Já intolerância ou sensibilidade ao glúten são termos usados por pessoas que apresentam mal-estar ao consumir alimentos com o ingrediente. Porém, este diagnóstico é polêmico e ainda não aceito por alguns especialistas. Por exemplo: tem pessoas que se sentem estufadas após comer pão – mas pode ser que a sensação de “estufamento” se dê por algo que ela comeu com o pão ou até pela quantidade ingerida.
Posso cortar o glúten do cardápio sem consultar um médico?
Não é recomendado. Até porque, alimentos com glúten constam em dietas equilibradas receitadas por nutricionistas. Alimentos ricos em glúten podem ajudar a controlar a glicemia e melhorar a flora intestinal. O segredo está sempre no equilíbrio das porções.
Alimentos sem glúten são mais saudáveis?
Nem sempre. O fato de não conter glúten não indica que o alimento não contém gordura nem que ele seja pouco calórico. Fique atento!
Comentários