Tudo sobre a dieta Dash
Eleita nos Estados Unidos como a melhor dieta do ano, a dieta Dash ajuda a controlar a hipertensão.
A Dietary Approaches to Stop Hypertension, também conhecida como dieta Dash, é o assunto mais comentado dos últimos tempos. Trata-se de uma reeducação alimentar que enfatiza o consumo de frutas, grãos e laticínios magros. Ela propõe também a diminuição do sódio e açúcares, além de alimentos industrializados.
Foi desenvolvida especialmente para controlar a alta pressão arterial e é altamente efetiva para isso, reduzindo até 14% dela. Porém, pesquisas recentes mostraram que também ajuda a emagrecer. Tudo isso devido ao controle do consumo de sódio no organismo.
Um pouco sobre o sódio…
Este elemento é essencial para nossa sobrevivência, pois ele ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos. Porém, em excesso, nossos rins não dão conta de eliminar tudo, o que pode causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
O sódio não está presente apenas no sal que colocamos na comida. Ele está nos embutidos, congelados e alimentos instantâneos, como sopas, macarrões… E também nas bebidas prontas, como refrigerantes. Então, de nada adianta parar de colocar sal na comida e continuar consumindo tais alimentos. É preciso cortar o máximo que conseguir destes itens e incluir itens saudáveis no cardápio.
Apenas isso. Não há grupos alimentares e não há regras difíceis de serem seguidas, o que torna a dieta Dash simples e um fenômeno.
O que você pode comer?
A dieta Dash é bem simples. Confira:
- Carnes magras: estão mais do que permitidas. Lembre-se: frango sem pele e carne vermelha sem a camada de gordura são consideradas opções magras.
- Oleaginosas: 40 gramas por dia de qualquer grão, como castanha, nozes, amêndoas…
- Frutas, verduras e legumes: abuse destes itens. De 4 a 5 porções por dias, contando com sucos. Delícia!
- Leite e seus derivados magros: aqui, estamos falando de iogurtes e queijos, que são ricos em cálcio e proteínas.
- Óleos vegetais insaturados, como o azeite, fazem bem demais.
Risque do cardápio:
Macarrão instantâneo, com ou sem tempero, frango empanado, hambúrguer congelado (ainda que seja de frango), salsicha, biscoitos polvilho e cracker e salgadinho de milho.
Comentários