Quem toma café da manhã é mais magro
“Não saia de casa sem comer” e variações como “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” são algumas das mais sábias lições maternais. Passada por gerações a fio, por meio de uma sabedoria mais popular do que científica, a importância da primeira refeição do dia tem recebido atenção do meio acadêmico –comprovando que as mães sempre estiveram certas.

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes e publicada no periódico “Pediatrics” no mês passado, mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam.
“Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias”, diz Rosana Perim Costa, sócia-fundadora da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e gerente de nutrição do HCor (Hospital do Coração).
Resultados como os da pesquisa não se restringem aos adolescentes. Segundo Ana Maria Lottenberg, nutricionista da disciplina de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), quem toma café da manhã é mais magro. “Diversas pesquisas mostram isso. Minha experiência no consultório mostra também que os obesos e quem tem sobrepeso geralmente escolhem só um cafezinho cedo e depois têm fome o dia todo.” E acabam consumindo petiscos gordurosos durante a manhã.
Ao acordar, o organismo apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl, quando o normal é 100 mg/dl, o que não gera nenhum sintoma. “No entanto, se os níveis de glicose caem para menos de 55 mg/dl, com o jejum muito prolongado, os sintomas podem surgir, como tremores, pessimismo e mal-estar, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue”, explica a neurologista Maria José Silva Fernandes, professora do departamento de neurologia e neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Ela afirma que, em geral, esses sintomas desaparecem sem seqüelas ao ingerir algum alimento. “O desjejum é a principal refeição do indivíduo, pois quebra o longo período de jejum e evita problemas desnecessários causados pelo hipoglicemia.”
Fonte: Folha de S.Paulo
Se vc ainda não está usando o ContaCal, seu diário alimentar virtual, crie sua conta agora! O ContaCal permitirá que você registre suas refeições e lhe dirá quantas calorias você ingeriu. Além disso, o sistema também lhe dirá de que tipo são as calorias que você ingeriu, se são calorias verdes, amarelas ou vermelhas. É recomendável que você não ingira mais do que 10% de calorias vermelhas e mais do que 35% de calorias amarelas. Calorias verdes você pode comer à vontade!
Usando esse sistema de cores você irá perceber não só que é importante controlar a quantidade das calorias ingeridas como também a qualidade das calorias ingeridas, o que vai lhe mostrar como ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Isso é reeducação alimentar!
Você sabia que pessoas que mantêm diários de sua alimentação perdem até o dobro do peso que as que não têm o registro?
Então, o que está esperando? Se vc ainda não está usando o ContaCal, crie sua conta agora mesmo!
Comentários