Os benefícios do colágeno
Você já ouviu falar em colágeno hidrolisado? Encontrado em sachê, cápsula, bala, barrinhas de cereais e até águas aromatizadas, ele é vendido no mercado e em farmácias. Hoje, já é bastante utilizado por quem quer emagrecer e trazer benefícios à saúde em geral –, pois sabe-se que também ajuda a proteger ossos e articulações! Mas será que ele funciona mesmo?
Quem usa garante que sim. Porém, ainda não há muitas pesquisas científicas sobre o assunto. Sabe-se que colágeno é uma proteína que nosso corpo consegue produzir sozinho… ele é responsável por formas as fibras da pele. Por isso, ajuda na beleza dos cabelos, unhas, ossos e cartilagens, além de combater rugas e envelhecimento precoce.
E as mulheres, claro, são as maiores consumidoras. Mas será que funciona mesmo? Ainda há poucas pesquisas científicas sobre o assunto, mas a maioria delas afirma que, sim, o colágeno ajuda a combater os quilinhos extras e a adiar o envelhecimento precoce.
Se o corpo produz, porque tomar colágeno?
Algumas pesquisas mostram que, após os 30 anos, há perda na produção de colágeno. A partir dos 50 anos, essa perda é ainda maior – nossa produção de colágeno chega a apenas 35%.
Por isso, nessa idade, é preciso hidratar ainda mais a pele. E ainda assim, as marcas de expressão aparecem. Tomar colágeno hidrolisado ajudaria nesse ponto.
A celulite também tem a ver com essa perda de fibras. E pesquisas apontam que o colágeno também ajuda nessa causa e na perda de peso.
O que é o colágeno hidrolisado? É seguro tomar?
É uma proteína extraída da cartilagem bovina. O nome hidrolisado vem do processo de hidrólise que ele passa, ou seja, quebra das moléculas de proteína pela água. Isso faz com que nosso corpo o absorva facilmente.
Assim, é seguro e pode ser consumido sem medo. Porém, é preciso acertar na dose, caso contrário, os efeitos esperados não serão conseguidos. Pesquisadores indicam consumo de 5 a 10 gramas por dia. Quem ainda não fez 30 anos não precisa tomar, pois antes dessa idade, o corpo produz a quantidade necessária de colágeno.
Comentários