Os benefícios do chocolate para sua dieta
Nem sempre o chocolate é o vilão da dieta, principalmente se consumido de forma moderada e na versão meio amargo (50% de cacau ou mais). Assim, você pode comer diariamente, até mesmo como sobremesa de sua principal refeição. Claro, é preciso contabilizar as calorias dele em seu menu, hein?
Como não cair em tentação
- Compre sempre em embalagens pequenas, individuais, ou barras de no máximo 25 g, do tipo meio amargo. Dessa forma você evita o consumo excessivo.
- Evite ter vários tipos de chocolate em sua dispensa. Na gaveta do trabalho, também não tenha nenhum. Carregue sua dose diária na bolsa – e só!
- Essa dica vale tanto para o prato principal quanto para a sobremesa. Se você saborear a comida – e não esvaziar o prato em menos de 20 minutos – ficará saciado e pode ser que nem se lembre da sobremesa. Se ainda assim for atacar sua cota de chocolate diária, vale também comê-lo bem devagar, saboreando aos poucos. Isso evitará que você queira repetir a dose.
Benefícios do chocolate de cada dia
Estudos confirmam: doses diárias (e moderadas) de chocolate meio amargo podem fazer milagres por sua saúde. Tudo isso, sem fazer você ganhar peso. Confira:
- Estresse sob controle: após duas semanas comendo chocolate diariamente, seu nível de cortisol (hormônio do estresse) é reduzido drasticamente. Resultado: você fica mais calmo e com melhor pressão sanguínea.
- Deixa a pele mais bonita: foi-se o tempo em acreditávamos que qualquer chocolatezinho dava acnes e aumentava a oleosidade da pele. Um estudo da Universidade de Laval, no Canadá, os flavonoides presentes no chocolate não prejudicam a pele e ainda ajudam a protege-la dos raios ultravioletas, que causam envelhecimento precoce e manchas na pele. Claro, isso não dispensa o uso do protetor solar.
- Faz bem para o coração: de acordo com estudos realizados na Escócia, consumir chocolate diariamente em pequenas doses reduz o risco de doenças cardíacas em até 42%.
Comentários