O que você come afeta sua produtividade
Pense no dia mais produtivo que você teve no trabalho na última semana. Agora, pergunte-se: nesse dia, o que você almoçou?Quando pensamos em nossa performance no trabalho e procuramos fatores que possam ter influenciado positivamente, é raro considerarmos a alimentação do dia. Geralmente, analisamos que tivemos uma boa noite de sono, se estávamos felizes ou tristes e até sobre o clima das pessoas ao seu redor.
Porém, essas analogias podem não ter muito a ver com seu desempenho no trabalho. A alimentação, sim. O que comemos pode afetar mais nosso dia a dia do que imaginamos. A comida é nosso combustível. E, assim como o combustível afeta a performance do carro, a comida afeta a nossa performance.
Comer pouco, por exemplo, atrapalha a concentração e a tomada de decisões. Isso porque tudo o que comemos se transforma em glicose, que nos dá energia e deixa o cérebro alerta. Quando comemos pouco, há queda de energia e, consequentemente, queda de atenção e dificuldade em se concentrar. Você já deve ter reparado como a fome atrapalha sua rotina no trabalho, né?
Vale lembrar que nem toda comida é processada da mesma maneira pelo nosso corpo. Algumas, como massas, pães, cereais e refrigerantes, liberam muita glicose rapidamente, mas essa glicose também acaba rapidamente. E é por isso que esses alimentos nos dão pico de energia e depois uma queda. O mesmo ocorre com refeições gordurosas, que requerem que o sistema digestivo trabalhe mais pesado, reduzindo os níveis de oxigênio no cérebro e nos deixando sonolentos.
Como não cair em tentação pelo fast food no almoço
Quando estamos com fome, uma porção de batata frita fica ainda mais irresistível para nosso cérebro. Mas é possível não cair nessa tentação e fazer boas escolhas. Veja como:
- Antes de bater aquela fome, já tenha definido o local em que você irá almoçar. Escolha, de preferência, pela manhã e não ao meio dia.
- Durante o dia, consuma pequenas porções de alimentos para evitar picos e quedas bruscas na glicose, pois isso afeta sua produtividade.
- Deixe lembretes de alimentação saudável mais visíveis do que os de alimentos gordurosos. Por exemplo, se é um costume pedir delivery, jogue fora ou esconda os papeizinhos de fast foods.
- Tenha sempre frutas ao seu alcance. Elas são os melhores lanches para um dia saudável e produtivo.
Comentários