O que são as proteínas?
Na semana passada falamos sobre os carboidratos. Há algum tempo atrás explicamos os diferentes tipos de gorduras e deixamos claro que nem toda gordura é ruim. Agora chegou a vez de falarmos um pouco sobre as proteínas.
A proteína é, depois da água, o componente mais importante e mais abundante dos seres vivos. Praticamente tudo em nosso organismo é composto primariamente por proteínas, incluindo nossas células. Elas estão para os seres vivos como os tijolos estão para uma casa. Portanto, imagine nosso organismo como um grande aglomerado de pequenos tijolinhos de origem orgânica. Nossa pele, unhas, cabelos, ossos, músculos, etc. são todos compostos por proteínas. Estima-se que exista no corpo humano algo em torno de 2 milhões de proteínas.
Só que numa casa existe somente um ou alguns poucos tipos de tijolos, enquanto que no corpo humano pode chegar a ter 100.000 diferentes tipos de proteína, cada uma com uma função diferente. Existem proteínas que são estruturais, ou seja, compõem partes da estrutura de nosso corpo como o cabelo, a pele, os ossos, os músculos, as unhas, os órgãos, etc. Existem também as que são parte de substâncias metabolicamente ativas como hormônios, anticorpos, enzimas, fatores da coagulação, hemoglobina, etc. Alguns exemplos de diferentes proteínas e suas funções:
- Amilase: enzima produzida no pâncreas que participa no processo de digestão de carboidratos.
- Insulina: hormônio necessário para a entrada de glicose nas células.
- Prolactina: hormônio que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias.
- Colágeno: proteína de função estrutural, responsável por manter os tecidos unidos, principalmente pele, cartilagens e ossos.
- Imunoglobulinas: são os anticorpos responsáveis pelas defesas contra germes invasores.
- Actina e Miosina: proteínas contráteis dos músculos, responsáveis pela capacidade de contração dos mesmos.
- Fibrinogênio: proteína que participa no processo de coagulação do sangue.
- Ferritina: proteína do fígado que serve para armazenar o ferro.
As proteínas são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, e embora o nosso organismo precise desses vinte tipos para produzir as proteínas do nosso corpo, ele não consegue produzir alguns deles, sendo necessário então buscá-los nos alimentos. Os alimentos que contém proteínas fornecem os nove aminoácidos que não somos capazes de produzir, conhecidos como aminoácidos essenciais, e possibilitam aos nossos corpos renovar o sangue, fazer certos materiais que mantém nossos corpos funcionando bem, cicatrizar nossas feridas, etc. Muitos alimentos contêm proteínas: carnes, leite, queijo, ovos, peixe e alguns vegetais, como soja e feijão.
Fontes: Escola Kids, MD Saúde e Educação UOL.
Comentários