O açúcar é “viciante e a droga mais perigosa de todos os tempos”
Paul van der Velpen, chefe do serviço de saúde de Amsterdã, capital holandesa onde a venda de maconha é legalizada, quer o açúcar bem regulado em seu país.
“Assim como o álcool e o tabaco, o açúcar é realmente uma droga. Há um papel importante para o governo. O uso de açúcar deve ser desencorajado. E os usuários devem estar cientes dos perigos”, escreveu ele em um site oficial de saúde pública.
“Isto pode parecer exagerado e rebuscado, mas o açúcar é a droga mais perigosa de todos os tempos e ainda pode ser facilmente adquirido em todos os lugares.”
Van der Velpen cita pesquisa alegando que o açúcar, ao contrário de gordura ou outros alimentos, interfere com o apetite do corpo criando um desejo insaciável de continuar a comer, um efeito que ele acusa a indústria de alimentos de usar para aumentar o consumo de seus produtos.
“Açúcar perturba esse mecanismo. Quem usa o açúcar quer mais e mais, mesmo quando não está mais com fome. Dê a alguém ovos e ele vai parar de comer em um determinado momento. Dê-lhe biscoitos e ele come e come mesmo que sua barriga começa a doer”, argumentou.
“O açúcar é realmente uma forma de vício. É tão difícil de se livrar do desejo por alimentos doces como o de fumar. Assim as dietas só funcionam temporariamente. Terapia contra vício é melhor.”
Van der Velpen quer ver impostos sobre o açúcar e limites legais estabelecidos para a quantidade que pode ser adicionado a alimentos processados.
Ele também quer que os avisos no estilo dos avisos de cigarro em doces e refrigerantes dizendo aos consumidores que “açúcar é viciante e ruim para a saúde.”
“As seguradoras de saúde devem financiar terapia de víciopara os seus clientes obesos. Escolas não deveriam mais permitir a venda de doces e refrigerantes. Produtores de bebidas esportivas, que são cheios de açúcar devem ser processados por publicidade enganosa e assim por diante”, disse ele.
O número de pessoas obesas na Holanda dobrou nas últimas duas décadas, o que significa que mais da metade dos adultos holandeses e um em cada sete crianças estão acima do peso em um país famoso por sua culinária simples e rústica, mas que está ameaçada com a grande oferta de comidas muito processadas.
Fonte: The Telegraph
Comentários