Não faça compras quando estiver com fome
Um novo estudo oferece evidências para apoiar o que muitas pessoas aprenderam por si: nunca ir fazer compras quando estiver com fome.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que não tinham comido durante toda a tarde escolheram mais alimentos de alto teor calórico do que aqueles que receberam um lanche antes de comprar comida online.
Além disso, a equipe que conduziu o estudo analisou o hábito de compras em um supermercado físico e notou que os consumidores compraram uma proporção maior de alimentos altamente calóricos nas horas que antecederam a hora do jantar se comparado com compras feitas no início do dia.
“Mesmo os jejuns de curto prazo pode levar as pessoas a fazerem escolhas alimentares pouco saudáveis”, disse Amy Yaroch, chefe do Centro Swanson Gretchen para Nutrição em Omaha, Nebraska.
“Não ir às compras quando estiver com fome e você não tem uma lista, porque você acabará comprando todos os tipos de junk food”, aconselhou Yaroch.
Ela disse que os resultados podem ter implicações não apenas para os consumidores regulares, mas também para aquelas famílias de baixa renda, que muitas vezes não têm o dinheiro para comprar comida saudável – ou mesmo dinheiro para comprar qualquer alimento.
Para sua pesquisa, Aner Tal e Brian Wansink da Universidade Cornell em Ithaca, Nova York, realizaram um estudo de laboratório e foram a “campo” para ver como a fome influencia as escolhas alimentares.
Para o estudo de laboratório, eles pediram para 68 adultos não comerem nada durante cinco horas antes de um encontro marcado para o fim de tarde. Antes de iniciar o experimento, os pesquisadores deram à metade dos participantes um bocado de bolachas para saciar sua fome. Em seguida, todas as pessoas foram colocadas para fazer compras em uma supermercardo virtual.
Em média, tanto os participantes famintos quanto os saciados compraram oito itens de alimentos de baixa caloria, que incluía produtos lácteos, carnes e petiscos.
Os participantes com fome também compraram seis itens com muitas calorias, enquanto que as pessoas que tinham comido bolachas imediatamente antes da experiência compraram apenas quatro itens.
Da mesma forma, em seu estudo de campo, os pesquisadores observaram as compras de 82 pessoas em um supermercado de verdade e encontrou a relação entre alimentos de alto teor calórico e de baixo teor calórico era mais saudável entre 13:00 e 16:00 da tarde do que entre 16:00 e 19:00.
O médico endocrinologista Tony Goldstone do Imperial College de Londres disse que, de forma geral, os resultados “apontam para o que esperávamos.” Esse comportamento pode resultar de tempo pré-históricos, quando era essencial para uma pessoa encontrar alimentos calóricos após um longo jejum, Aner Tal especulou.
“O corpo está sempre tentando defender seu estado e faz sentido que, se você estiver há algum tempo sem comida, e você está querendo comida, você tem mais chances de ir atrás da comida que é de alto teor calórico, “, disse Goldstone. “Se nós estamos precisando de energia, nós não vamos sair atrás de alface.”
Aner Tal recomenda que as pessoas façam um lanche, por exemplo uma fruta, antes de ir às compras de supermercado ou masquem chiclete enquanto passeia pelos corredores para mitigar os efeitos da fome. “Faça suas compras em horários que você está menos vulnerável, como depois do almoço ao invés de antes do almoço, e assim por diante”.
Yaroch disse que para as pessoas que nem sempre podem arcar com alimentos, o novo estudo mostra que pode haver sinais biológicos, bem como sinais práticos direcionando-os para o corredor de junk food.
“Não é surpreendente para mim que quando você está com fome, você vai escolher alimentos de baixa qualidade nutricional”, disse à Reuters Health. “O que é preocupante para mim é que eu sinto que as pessoas não entendem a conexão entre obesidade e falta de dinheiro para comprar alimentos saudáveis.”
Sem saber quando vai ter comida de novo, nem dinheiro disponível, quando você fizer isso, você vai escolher uma opção de alto teor calórico, Yaroch disse – especialmente quando é o mais barato.
“Há definitivamente diferentes implicações para alguém que está com fome a maior parte do tempo”, disse ela.
Fonte: MedlinePlus
Comentários