Gorduras boas: elas existem!
Se você vive recorrendo a dietas, acostumou-se a ler sobre a importância de cortar a gordura da sua vida. Mas fique atento: existem gorduras boas que são fundamentais para seu organismo, mesmo se você quer emagrecer. Descubra quais são elas e o que realmente pode – ou não pode – no cardápio da dieta.
Começando do começo!
Primeiro, é preciso entender quais são os principais tipos de gorduras dos alimentos. Simples: saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas e trans.
Saturadas: geralmente são sólidas. Encontradas em produtos de origem animal, como leites, derivados e carnes. Nos alimentos industrializados, elas também estão presentes, como nos bolos, biscoitos e tortas. Se consumidas desregradamente, aumentam os níveis ruins do colesterol e podem piorar quadros de doenças cardíacas, além é claro, de causarem obesidade.
Poli-insaturadas: geralmente são líquidas. Presentes em óleos vegetais, como óleo de milho e de girassol. Essas gorduras trabalham de forma contrária às gorduras saturadas, reduzindo o mau colesterol. Nessa lista, encontramos os ácidos graxos Ômega 6 e Ômega 3. O Ômega 6 é encontrado em sementes; já o Ômega 3 está presente em peixes como salmão, atum e truta. Os dois ácidos graxos fazem bem para a saúde e não podem ser riscados do cardápio.
Monoinsaturadas: geralmente são líquidas. Estão presentes no azeite de oliva, amendoim, azeitona, abacate… Também combatem o mau colesterol e são associadas com baixos níveis de obesidade. Ou seja, são as mais indicadas para quem está de dieta.
Trans: talvez essa seja a mais conhecida e falada. São gorduras poli-insaturadas em forma hidrogenada – quando se processam os alimentos. Você as encontra em frituras, margarinas, carnes processadas (frios, linguiça). Essas sim devem ser evitadas – por quem está e por quem não está de dieta.
O que vai fazer você emagrecer ou engordar é a quantidade consumida de cada tipo de gordura. E, claro, vale apostar nos alimentos certeiros para se manter saudável, sempre:
Leite: em vez do leite desnatado, opte pela versão integral, até 280 ml por dia. O leite integral que trará mais benefícios à sua saúde. Ele contém ácidos graxos que ajudam a regular o peso.
Ovo: são bons para a saúde e podem ser ingeridos até 4 vezes por semana.
Azeite de oliva: nunca deve ser usado para fritar alimentos – apenas para ser consumidor em sua forma fria.
Carne vermelha: observe na embalagem – consuma apenas se o animal foi criado em dieta à base de grama.
Comentários