Glúten é mesmo o vilão da dieta?
Há alguns anos, ninguém falava nele. Hoje, ele é acusado de prejudicar qualquer dieta. A atriz Letícia Spiller, sempre que quer secar uns quilinhos, evita o ingrediente. Juliana Paes, para voltar à forma após sua primeira gravidez, também optou por alimentos sem glúten. Giovanna Antonelli, Luciana Gimenez… e a lista só cresce.
Mas será que o glúten é mesmo um ingrediente nocivo para quem quer perder peso? Tirá-lo do cardápio realmente fará você secar? O assunto é controverso. Entenda:
Vivendo sem glúten
Trata-se de uma proteína existente no trigo, centeia, aveia. Ele faz os alimentos ficarem fofinhos. Quer exemplo? Pães, massas e bolos! A princípio, são alimentos calóricos, que devem ser cortados por quem quer perder peso.
Mas analisando mais profundamente, a historia é outra. Quem tira o glúten do cardápio o substitui por fécula de batata ou polvilho, presentes no pão sem glúten, por exemplo. E em questão de calorias, pão com glúten e pão sem glúten empatam!
Como emagrecer, então?
Ainda há poucas pesquisas sobre o assunto. Mas sabe-se que muita gente não absorve a proteína direito, tendo desconforto, como gases e dificuldade na digestão. É a chamada intolerância leve ao glúten. Então, para muita gente, sem ela há menos inchaço e melhor digestão, ocasionando à redução de medidas.
Isso acontece nos primeiros 3 meses da dieta sem glúten. Depois, o organismo se acostuma e a perda de peso acaba.
Efeito contrário
Há ainda quem corte o glúten do dia a dia e engorde. É o caso de quem não tem intolerância à proteína e a corta. Isso pode aumentar a fome e fazer a pessoa comer em excesso, segundo especialistas.
Atenção!
Falamos de intolerância leve ao glúten, que nada tem a ver com a doença celíaca, autoimune. Este é causada pela proteína, que altera a forma como os nutrientes são absorvidos. Neste caso, especialistas recomendam dieta livre de glúten, além de outros cuidados.
Comentários