Ganho de quilos – ainda que mínimo – pode prejudicar sua saúde
O ganho de peso interfere na qualidade de vida como um todo. Estudos revelam que até mesmo poucos quilos já podem interferir na sua pressão arterial! Pior: se o ganho for no abdômen, o risco de elevar a pressão é ainda maior.
Estamos falando apenas de um ganho de 5% do peso total da pessoa, ou seja, se uma pessoa que pesa 50 kg engordar 2,5 kg já pode ter consequências para a saúde, de acordo com o estudo apresentado este mês na Convenção de Pesquisas Científicas sobre Pressão Alta da American Heart Association.
O estudo
Para realizar o estudo, 16 pessoas adicionaram de 400 a 1000 calorias em seu consumo diário por 8 dias. O objetivo era aumentar 5% do peso de cada uma. Por isso, comeram muito chocolate, sorvete, milk shakes e vários drinks energéticos. Nenhum dos participantes era obeso ou tinha problemas de saúde relacionados à obesidade.
O resultado foi um aumento da pressão arterial – claro, nada que indicasse perigo imediato para a saúde. Ainda assim, é preciso cuidado, principalmente quem costuma acumular gordurinhas na faixa abdominal. Essas tiveram ainda maior aumento da pressão sanguínea no teste, de acordo com Naima Covassim, principal autor do estudo.
Ainda não está claro o impacto desse estudo para a saúde cardiovascular no longo prazo. Afinal, 5% do peso pode ser ganho com bastante facilidade, em um feriado prolongado, por exemplo, quando costumamos exagerar nas refeições. Os pesquisadores também não conseguiram entender porquê o ganho de peso interfere diretamente na pressão arterial.
Como controlar sua pressão arterial
A primeira dica, então, é não exagerar nos comes e bebes, ainda que esteja em um período de férias ou em viagem. É preciso manter-se firme em um controle calórico e evitar consumir alimentos gordurosos e ricos em açúcares.
Praticar exercícios físicos também é fundamental para manter a saúde cardiovascular em dia, independentemente da sua idade.
Comentários