Fissura por doces pode ser falta de nutrientes; saiba mais
Quando dá aquela vontade de comer alguma coisa, geralmente acabamos apelando justamente para o que deveríamos evitar. Segundo Annemarie Colbin, fundadora do Instituto Gourmet Natural dos Estados Unidos, devemos prestar atenção a algumas fissuras, pois elas podem ser um sinal de que falta algum nutriente importante para o bom funcionamento do organismo, como divulgou o site FitSugar. Todavia, atacamos sempre alimentos que são viciantes e que não tem substâncias essenciais para o nosso corpo.
Pessoas que já experimentaram o vício alimentar dizem que os mais estimulantes são o açúcar, a farinha branca, chocolate, café e álcool. E a abstinência costuma trazer sintomas desagradáveis como dor de cabeça, fissuras ainda maiores, depressão e ansiedade e uma única mordida é capaz de aliviar estes sintomas. Mas lembre-se sempre que aliviar os sintomas não é curar o vício. Annemarie disse que os primeiros dias de desintoxicação são os piores, mas aos poucos o corpo para de pedir para beliscar a todo momento.
“Para metabolizar o açúcar refinado, o organismo usa nutrientes vindos de outras fontes”, explicou Annemarie, citando que estas outras fontes podem ser outros alimentos ingeridos ou micronutrientes dos próprios tecidos. “Perdemos vitamina B, cálcio, fósforo e ferro de nossa própria reserva para digerir o açúcar refinado.” Com isso, o corpo acaba dando o sinal de fome para tentar adquirir os nutrientes perdidos. Assim, para diminuir a fissura por alimentos viciantes, a especialista sugere algumas substituições mais nutritivas.
- Açúcar refinado (bolo, bolachas, guloseimas, sorvete): podem ser substituídos por grãos integrais, abóbora, maçã, frutas cozidas, carnes, alimentos salgados, laticínios, banana congelada, sobremesas adoçadas com malte de cevada, entre outros.
- Álcool: troque por carboidratos complexos, vegetais, milho, vegetais folhosos amargos (rúcula, agrião), missô, molho de soja, proteína animal, cerveja sem álcool e suco de frutas.
- Café: vegetais, salada, carne vermelha, grãos integrais, alimentos salgados.
- Sal: algas, vegetais adocicados, carne, molho de soja, ervas e especiarias.
- Laticínios: vegetais verdes, grãos integrais, feijão, peixe, frutas, tofu e leite de amêndoas.
- Gorduras: feijão, peixe, frango, ovo, frutas e vegetais.
Fonte: Terra Saúde Nutrição
Comentários