Fibras são essenciais e ajudam a emagrecer
Você sabia que os resultados de seguir um cardápio com muita restrição de calorias são quase os mesmos de seguir uma dieta menos restritiva, mas cheia de fibras? Segundo pesquisadores, 30 gramas de fibras por dia deveriam ser como regras em todas as dietas. Isso porque deixam a pessoa mais satisfeita e animada, com coragem para seguir o cardápio por mais tempo!
Entenda
Durante 1 ano, foram testados 240 adultos, divididos em dois grupos, cada grupo com uma dieta diferente. Uma inclui os 30 gramas de fibras diariamente (presentes em alimentos integrais e frutas), enquanto o outro seguia um cardápio saudável, bem restritivo e pouco calórico, ou seja, bem difícil de ser seguido.
Em um ano de pesquisa, ambos os grupos perderam peso, além de obterem melhoras na saúde (como redução da pressão arterial). Porém, o grupo com a dieta muito restritiva perdeu apenas 1,5 kg a mais do que o grupo com a dieta baseada em fibras. Ou seja: será que realmente compensa restringir tanto seu cardápio? No final das contas, o resultado nem é tão diferente assim…
Sem contar que as fibras trazem muitos benefícios à saúde de quem as consome: além de melhorar o funcionamento do intestino, ainda reduzem a prisão de ventre e atuam na diminuição da absorção de açúcares e gorduras. Isso significa que ajudam no combate ao colesterol alto e também ao diabetes tipo 2.
E por estarem presentes em vários tipos de alimentos, deixam a dieta menos restritiva e mais fácil de ser seguida por mais tempo. Feijão preto, milho, abacate, pão integral, arroz integral, pera, aveia e outros grãos, brócolis, ervilhas, maracujá… Só tem coisa boa! Vale a pena tentar, não é mesmo?
Comentários