Faz mal beber durante as refeições?
Essa é uma dúvida discutida entre vários profissionais. A dúvida é se engorda, não engorda, faz mal a saúde ou não, então vamos discutir sobre esse assunto e tirar sua dúvida.
Embora evitar o consumo de bebidas durante as refeições seja o ideal, já se tornou um hábito tomar algum líquido durante as refeições. Não havendo excessos pode ser consumido líquidos, dando preferência a sucos naturais ou água sem gás. O líquido em maiores volumes, mesmo as bebidas mais saudáveis, vão ser capazes de prejudicar a digestão diluindo o ácido clorídrico produzido pelo estômago, dificultando assim a absorção dos nutrientes.
Portanto o mais recomendável é dar um intervalo de até meia hora antes e duas horas depois da refeição. Para quem não resiste à bebida, porém, tomar um copo durante a refeição ou um pouco mais não traz problemas. É só não exagerar.
Para quem for optar pelo acompanhamento da bebida, é recomendado não escolher o refrigerante. Por ser gaseificado, o refrigerante também deixa o estômago mais dilatado. Além disso, para quem está de dieta, os refrigerantes que não são diet possuem alto teor calórico.
Há casos em que a necessidade de beber durante as refeições está associada à baixa ingestão de líquidos ao longo do dia. Assim, uma das dicas é não permanecer durante muito tempo sem ingerir qualquer tipo de líquido. Vale a pena até manter uma garrafinha de água cheia sempre por perto para não se lembrar de beber somente na hora das refeições.
Outra sugestão para sentir menos sede nesses momentos – além de evitar o excesso de sal e o uso de temperos fortes – está na própria mastigação, com a mastigação incorreta, tem a sensação de o alimento esta seco sem dar tempo da saliva umedecer o alimento, provocando a vontade de beber algo.
Então fica a dica: evite beber muito líquido durante as refeições, meia hora antes e até duas horas depois, assim você deixará seu estômago trabalhar sossegado na digestão dos alimentos.
Fonte: Dicas Nutricionais
Comentários