Durma melhor e… coma melhor!
Um novo estudo sugere que uma noite mal dormida pode fazer você exagerar na alimentação no dia seguinte. Isso porque, quando dormimos mal, algumas funções do cérebro são alteradas, como a de tomar decisões, de acordo com o líder do estudo, Hengyi Rao. Rao é psiquiatra e neurologista da Universidade de Medicina da Pennsylvania.
Este é o primeiro estudo que conecta a falta de sono à obesidade. Foram analisadas 46 adultos saudáveis, não fumantes, entre 21 e 50 anos. A rotina média de sono do grupo era de 6.5 a 8.5 horas por noite.
Todos eles dormiram por algumas noites consecutivas no laboratório, onde também passavam os dias seguintes. A primeira noite foi inteira de descanso – e o dia seguinte, todos foram monitorados e estavam com as funções normais do cérebro. Então, 34 dos participantes foram selecionados para serem privados de sono na segunda noite (não dormiram nada), enquanto o restante do grupo dormiu por 8 horas.
Novamente, todos foram monitorados no dia seguinte. E o grupo que não dormiu acabou consumindo 950 calorias a mais do que o grupo que dormiu. E mais: o consumo de gordura no grupo que ficou acordado a noite toda foi muito mais alta do que no grupo de dormiu. A experiência foi repetida por alguns dias.
Cientistas concluíram que quem se priva de sono toma piores decisões alimentares do que quem dorme bem a noite toda. Ou seja, dormir bem pode ser a chave para se alimentar corretamente no dia seguinte – e, por consequência, manter a forma.
Por isso, vale a pena reservar cerca de 8 horas para seu descanso. No dia seguinte, além de render mais no trabalho, você também estará colaborando para uma forma física mais saudável!
Comentários