Disciplina é o mais importante em uma dieta
Dieta da proteína, dieta sem glúten, dieta de Atkins… Todas apresentam resultados bem parecidos quando seguidas com disciplina. A afirmação vem de um estudo da Associação Americana de Medicina, divulgado recentemente.
Sendo assim, a indicação é que cada pessoa escolha aquela que o cardápio mais agradar e se adequar ao estilo de vida, porque essa é a melhor forma de conseguir manter-se na linha por mais tempo.
Por que isso acontece?
Todas as dietas cortam calorias de forma parecida. Em um estudo da Universidade Mc Master, de Ontário (Canadá), feito com mais de 7 mil pessoas, especialistas perceberam que a perda de peso variava muito pouco entre as dietas escolhidas, mas variava muito conforme a seriedade que a pessoa levava o cardápio. Ou seja, quanto mais à risca ele for seguido, melhor.
Por isso, é preciso encontrar a dieta certa para você – a que mais lhe agrada – e não a dieta que mais emagrece segundo a mídia. Lembre-se sempre que cada pessoa tem um metabolismo diferente. O que se encaixa para você pode não funcionar para seu amigo.
Então, não dá para exagerar nunca?
Depende. É possível consumir um docinho vez ou outra, ou um lanche em fast food, mas tenha a consciência de que você está furando o cardápio, ou seja, os resultados positivos podem demorar mais para aparecerem.
O corte de calorias diárias também é fundamental, assim como manter horários fixos para as refeições – e para os lanches do dia a dia. Adapte sua dieta à sua rotina e não ao contrário. Essa é a melhor forma de se reeducar!
Comentários