Crença excessiva em exercícios físicos pode ser perigoso para a saúde
Você acredita que quanto mais exercícios você faz, mais você emagrece? Cuidado, pesquisas apontam que você pode estar no caminho errado!
Exercícios físicos são divertidos e melhoram a sensação de bem-estar. E, claro, quando praticados regularmente, ajudam a evitar a obesidade.
Vale lembrar, porém, que apenas praticar exercícios físicos sem melhorar os hábitos alimentares de nada adianta. Se você consome mais calorias do que as queima, nem que você pratique exercícios físicos duas horas por dia, sete dias por semana, você irá emagrecer.
Seguindo esse raciocínio, especialistas consideram que pessoas que acreditam cegamente que exercícios físicos são a chave (exclusiva) para emagrecer, engordam mais do que outras pessoas.
O estudo foi conduzido por dois professores, Brent McFerran e Anirban Mikhopadhyay, e explorou a crença primária de cada grupo de pessoas. Um grupo acreditava que exercícios eram a chave para o emagrecimento. O outro acreditava que a alimentação era o segredo. E um terceiro grupo acreditava que uma combinação das duas coisas era mais eficiente.
E, por incrível que pareça, o estudo concluiu que o grupo que acreditava que o exercício era o segredo do sucesso era o que tinha o maior número de obesos.
O estudo não aponta o que causou essa tendência ou se essa crença é o motivo da obesidade observada no primeiro grupo. Porém, os professores acham que por que as pessoas não acreditam que a comida é o maior culpado pelo ganho de peso, elas não se importam em reeducar-se para comer coisas saudáveis, exagerando em fast food apenas porque praticam exercícios físicos.
A conclusão é uma só: se você quer evitar a obesidade, o exercício não é a chave, mas parte do processo. Ter uma alimentação equilibrada também é fundamental – consumindo menos calorias do que o que você queima diariamente.
Comentários