Como seguir uma dieta vegana
Você sabia que existem mais de 1 milhão de veganos no mundo? São pessoas que não consomem nada de origem animal. E é possível ser muito saudável neste estilo de vida.
Há seis anos, a atriz Yasmin Brunet era vegetariana. Não comia carne, mas consumia alimentos de origem animal, como ovo, leite e mel. Há alguns dias, porém, ela mudou sua dieta para o veganismo, ou seja, riscou do cardápio tudo o que tem origem animal. Hoje, sua dieta é à base de legumes, frutas e verduras. E acredite: é possível comer muita coisa boa – e ser muito saudável assim!
Não é à toa que mais de 1 milhão de pessoas já seguem o veganismo. Estudos científicos, inclusive, apontam que os veganos têm menos chances de desenvolverem doenças degenerativos e cardiovasculares do que os ovo-lacto vegetarianos. E estes, por consequência, menos chances do que os carnívoros.
Porém, há ainda muito preconceito sobre esse assunto, principalmente de não vegetarianos, que presumem que veganos são pessoas pálidas, anêmicas e com insuficiências nutricionais. E isso não passa de mito. Claro, pode acontecer, como em qualquer regime – basta não consumir as porções necessárias recomendadas por especialistas. Porém, se a dieta vegana for orientada e supervisionada, ela tem tudo para ser a melhor opção de vida para quem quer ser saudável e não quer agredir os animais.
Isso porque a base da dieta vegana é uma grande variedade de frutas e vegetais, que são cheios de fibras, vitaminas e minerais, além de antioxidantes.
Entenda o veganismo
Quem escolhe esse estilo de vida não consome nada de origem animal, como carne, leite, iogurte, pães feitos com ovos e mel. Geralmente, veganos também não utilizam roupas feitas de couro, seda ou produtos que foram testados em animais, como maquiagens e cosméticos.
A proteína e as vitaminas que seriam adquiridas através de alimentos de origem animal, então, precisam ser substituídas por outras que são encontradas em alimentos de origem vegetal. Assim, o corpo não fica deficiente.
O único nutriente que não pode ser suprido em uma dieta vegana, segundo o médico vegano Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e nutrólogo pela Faculdade de Medicina de Jundiaí é a vitamina B-12. Essa deve ser suprida na forma de cápsulas regularmente.
Interessou-se por esse estilo de vida? Não se esqueça de consultar um especialista antes de fazer suas restrições de cardápio, hein?
Comentários