Como evitar o açúcar?
No artigo anterior comentamos mais uma vez sobre como o açúcar é o principal vilão da pandemia de obesidade em que estamos, mas como evitá-lo?
O açúcar está disponível praticamente em todos os lugares. Isso acontece porque o açúcar é um produto muito barato que ajuda a engrossar, preservar e dar sabor aos alimentos. Confira alguns rótulos em sua cozinha e é provável que você encontre açúcar na maioria, se não em todos os produtos que você compra. Um corpo saudável pode lidar com um pouco de açúcar, mas quando você ingere muito açúcar por muito tempo, corre o risco de perda óssea, ganho de peso, cárie dentária e aumento de triglicérides, entre outros problemas.
Confira algumas dicas para te ajudar a evitar o açúcar:
- Verifique o rótulo dos alimentos de cada produto que você compra. Examine os rótulos de alimentos, mesmo os que não gosto doce, como pão e bolachas salgadas. Há boa chances de você encontrar açúcar nesses rótulos. Faça seus próprios molhos para saladas, pois os fabricantes comumente adiciona, açúcar para esses produtos como espessantes, intensificadores de sabor e estabilizadores.
- Procure nos rótulos dos alimentos palavras que terminam em “ose”, como sacarose, maltose ou lactose. De acordo com a Fundação Internacional para Informação sobre Alimentos todos estes nomes podem ser considerados sinônimos do açúcar. Procure por mel, suco de cana evaporado e xaropes como o xarope de bordo (maple syrup) em embalagens de alimentos para indicar açúcares adicionados. Evite-os pois eles afetam o seu corpo de maneira semelhante ao açúcar refinado.
- Coma o mais próximo do natural possível. Escolha alimentos integrais e não processados, como frutas, verduras e grãos integrais em vez de refeições encaixotadas, grãos processados e frutas enlatadas.
- Substitua alimentos ricos em açúcar, como biscoitos, doces, tortas, bolos e sorvete por frutas, nozes, produtos lácteos e vegetais. Apesar das frutas também conterem açúcar, em seu estado natural elas têm muita fibra, o que facilita a digestão do açúcar da fruta, evitando que esse açúcar seja armazenado em forma de gordura.
- Use adoçantes artificiais com moderação. Como dissemos anteriormente os adoçantes artificiais podem aumentar açúcar no sangue e são adicionados em alimentos com alto teor de carboidratos e altamente calóricos. Evite esses adoçantes se você tem dores de cabeça ou desconforto digestivo.
- Beba água e chá sem açúcar. Sucos comerciais, refrigerantes e bebidas com sabor de água contêm açúcar. Mesmo sucos naturais sem açúcar têm tb o açúcar natural da fruta e, quando são processados no espremedor, liquidificador ou centrífuga as fibras naturais são destruídas.
Fonte: Fat Chance: Beating the Odds Against Sugar, Processed Food, Obesity, and Disease
Comentários