Coma devagar!
Recebi essa dica de minha nutricionista e é muito importante: coma devagar!
Em função da correria do dia-a-dia, quando vamos comer, assim que damos uma garfada, enquanto mastigamos já estamos preparando a próxima garfada, para não perder tempo. O problema de fazer isso é que não damos tempo para o nosso aparelho digestivo perceber a quantidade de comida ingerida e mandar os sinais necessários ao nosso cérebro para informar que já comemos o bastante. A consequência disso é que comemos mais do que de fato precisamos comer e acabamos estocando em gordura.
A recomendação da minha nutricionista é que devemos iniciar o preparo da próxima garfada somente depois de engolir todo o alimento que acabamos de colocar na boca.
O mestre budista Thich Nhat Hanh no livro Savor: Mindful Eating, Mindful Life (Sabor: comer consciente para uma vida consciente, sem tradução em português) ensina que devemos comer prestando mais atenção no que estamos comendo, prestando atenção na textura e no sabor dos alimentos.
Nesse livro ele propõe o exercício da meditação da maçã. Por meditação ele quer dizer estar envolvido de corpo e alma na tarefa de comer a maçã. Antes de pegar a maçã, veja suas cores, sua forma, seus detalhes. Ao pegar a maçã, sinta sua textura. Ao lavar a maçã, veja como a água escorre na maçã. Prepare-se para a primeira mordida, o que você espera sentir? Qual o barulho que virá da mordida? qual a textura que sua boca irá sentir? Qual o gosto da casca e da fruta?
Bom, acho já deu para pegar a ideia, né? 🙂
Bom apetite e não esqueça: coma devagar!
Comentários