Caminhar 15 minutos após as refeições ajuda a reduzir risco de diabete tipo 2
Fazer uma caminhada de 15 minutos após as refeições pode ser a melhor maneira para se proteger contra a diabetes tipo 2, especialmente em pessoas com mais idade, segundo um relatório publicado semana passada.
E tirar uma soneca pós-refeição ou ficar sentado assistindo televisão é a pior coisa que pode ser feita na luta contra a doença.
Os pesquisadores descobriram que três caminhadas curtas pós-refeição em um ritmo fácil a moderado foram tão eficazes na redução de açúcar no sangue ao longo de 24 horas, como uma caminhada de 45 minutos.
Açúcar elevado no sangue logo após as refeições é um fator chave no desenvolvimento de diabetes tipo 2 e de doença cardiovascular.
“Estes resultados são uma boa notícia para as pessoas em seus 70 e 80 anos que podem se sentir mais capaz de se envolver em atividade física intermitente em uma base diária, especialmente se as caminhadas curtas podem ser combinadas com tarefas como levar o cachorro para passear ou fazer alguma compra na vizinhança”, disse Loretta DiPietro, cuja pesquisa na Escola de Saúde Pública e Serviços de Saúde da Universidade George Washington School nos Estados Unidos University foi publicado na revista Diabetes Care.
A maioria das pessoas comem uma grande refeição no almoço ou à noite e, em seguida, tiram uma soneca ou assistem televisão.
“Essa é a pior coisa que você pode fazer”, disse DiPietro. “Deixe o alimento digerir um pouco e, em seguida, saia e passeie”, diz ela.
Ela acrescentou que ficar sentado depois de comer é “a pior coisa que você pode fazer”.
Os resultados, se confirmados por pesquisas adicionais, poderia levar a uma estratégia preventiva de baixo custo para uma condição pré-diabética que pode com o tempo evoluir para diabetes tipo 2, disse ela.
Estima-se que mais de 25% da população americana tem pré-diabetes, mas a maioria não tem idéia de que estão em risco.
Outros estudos sugeriram que a perda de peso e exercício podem prevenir a diabetes tipo 2, mas este é o primeiro estudo a examinar curtos períodos de atividade física cronometrados em torno do período de risco após as refeições, quando o açúcar no sangue pode subir rapidamente e causar danos.
DiPietro e seus colegas recrutaram dez pessoas com 60 anos ou mais que não fosse saudável, mas em risco de desenvolver diabetes tipo 2, devido aos níveis mais elevados do que o normal de açúcar no sangue em jejum e níveis insuficientes de atividade física.
As pessoas mais velhas podem ser particularmente suscetíveis a deficiências no controle de açúcar no sangue após as refeições devido à resistência à insulina nos músculos e também devido a uma secreção de insulina lenta ou baixa do pâncreas. Açúcar elevado no sangue após as refeições é um fator de risco na progressão da intolerância à glicose (pré-diabetes), a diabetes tipo 2 e doença cardiovascular, DiPietro, disse.
Os participantes completaram três protocolos de exercício aleatoriamente ordenados e espaçados em quatro semanas.
A equipe observou que o momento mais eficaz para fazer uma caminhada pós-refeição foi após a refeição da noite.
Fonte: Daily Mail
Comentários