Alimentos orgânicos podem lhe ajudar a emagrecer?
Eles não agridem a saúde, pois não têm agrotóxicos, hormônios e outros componentes químicos. Mas será que influenciam na sua dieta?
Mesmo mantendo uma alimentação saudável, cheia de frutas e vegetais, você pode estar prejudicando sua saúde. Isso porque o cultivo de vegetais convencionais é feito com uso de agrotóxicos para matar as pragas e deixar o solo mais fértil. Porém, esses produtos, claro, penetram no alimento e podem ser tóxicos ao nosso organismo.
O mesmo acontece com carnes e ovos. Só que em vez de agrotóxicos, eles recebem hormônios e antibióticos.
O que fazer, então? Simples: recorrer à alimentação orgânica e a carnes livres de substâncias químicas. Assim, você consegue aproveitar melhor os nutrientes que ingere e não corre o risco de ficar doente por causa de químicas, visto que os orgânicos são livres de agrotóxicos e hormônios.
Há ainda especialistas que afirmam que a alimentação orgânica ou natural deixa o corpo em equilíbrio e ajuda no emagrecimento.
Entenda: a proteína animal, por exemplo, cheia de hormônio, pode levar a problemas endocrinológicos e desregular hormônios, levando ao ganho de peso desnecessário. Já alimentos com agrotóxicos podem intoxicar seu organismo, o que pode causar inchaço e até dificuldade para emagrecer.
Uma pesquisa recente realizada na Inglaterra e publicada no Jornal Britânico de Nutrição revelou que os alimentos orgânicos possuem maiores concentrações de antioxidantes do que os convencionais, ainda que sejam menores em tamanho (vai dizer que você nunca comparou o tamanho de uma maçã orgânica, pequenininha, com uma maçã cultivada de maneira convencional, enorme?).
O Jornal Americano de Nutrição Clínica também se aprofundou nessa área de pesquisa e descobriu que alguns agrotóxicos reduzem o número de resveratrol na planta. Trata-se de uma substância que regula o nível de glicose em nosso organismo. Dessa forma, ela mantém nosso apetite controlado. Sem ela, tendemos a exagerar na alimentação.
Viu só? A alimentação orgânica, além de nos deixar mais saudáveis, pode contribuir para o fim da luta com a balança!
Comentários