A chegada da terceira idade…
A terceira idade se inicia em 65 anos e muitos fatores podem influenciar o modo como chegamos nessa fase. Entre eles, estilo de vida, atividades praticadas, meio frequentado e, claro, alimentação. Afinal, nós somos o que comemos e essa frase não poderia ser mais verdadeira, principalmente, quando chegamos em idades mais avançadas.
Na terceira idade, a alimentação é fator fundamental para se ter saúde, energia e mente saudável. E isso já é comprovado por médicos e estudiosos do mundo inteiro!
Ficou curioso? Conheça a alimentação ideal para a terceira idade, a seguir:
Frutas coloridas e vegetais
Quanto mais colorida (naturalmente) a alimentação, mais vitaminas e antioxidantes ela terá. Isso significa um melhor funcionamento do cérebro, de acordo com Diane Stadler, professora de medicina da Faculdade do Oregon (EUA).
Derivados do leite
Este é um grupo fundamental para se consumir conforme envelhecemos, pois é rico em cálcio e vitamina D, nutrientes importantíssimos para os ossos. É preciso, porém, consumir alimentos derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados e queijo branco.
Grãos
Além de serem ricos em fibra, os grãos são fontes de vitamina B. Fazem bem para o funcionamento do intestino, prejudicado com a idade avançada. Aveia, quinoa e cereais são fundamentais!
Proteína
É enorme a variedade de alimentos que fornecem proteína para nosso corpo, como peixe, carne vermelha, frango, ovo. É importante, porém, prestar atenção na forma de preparo dos alimentos. Evite gordura saturada, fritura e alimentos que podem aumentar o colesterol.
Peixe com ômega 3
Ômega 3 está presente em peixes mais oleosos, como salmão e atum. E essa substância faz muito bem para a mente, principalmente memória. Duas porções por semana são indicadas.
Alimentos com carboidrato
São também chamados de alimentos energéticos. Para idosos, é extremamente importante consumir esse “grupo” alimentar. Arroz, pão, macarrão… Claro que o consumo não pode ser exagerado, para evitar obesidade.
Só alimentação não basta!
Além de aprimorar o cardápio, todo idoso precisa praticar atividades físicas leves, como caminhada, dança ou até musculação. Algumas outras dicas ajudam a melhorar a qualidade de vida nessa fase:
- Não pule refeições
- Lave sempre as mãos
- Tome muito líquido
- Consulte seu médico de confiança periodicamente e faça os exames recomendados
Comentários