Tudo que você queria saber sobre Whey Protein
Whey Protein engorda ou emagrece? Faz mal para a saúde? Tire essas e outras dúvidas!
Whey Protein é o nome comercial que foi dado à proteína do leite, extraída de seu soro no momento da fabricação do queijo. Além de ter grande quantidade de proteína, seu valor biológico é muito alto. Não é de hoje que o Whey Protein se tornou o queridinho de grupos fitness. A proteína está presente não apenas nos suplementos, mas nas receitas de bolos e tortas naturais. Ainda assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é o Whey Protein, como ele deve ser ingerido e se ele apresenta efeitos colaterais.
Vamos lá: existem diferentes composições e marcas de Whey Protein. Concentrado, hidrolisado e isolado. Eles variam de acordo com a quantidade de proteína extraída do soro do leite, carboidrato e gordura. Vale lembrar que algumas marcas foram proibidas, pois segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apresentavam informações nutricionais falsas. Por isso, fique ligado: só compre marcas aprovadas e certificadas.
Whey Protein ajuda a ganhar músculos?
De acordo com uma pesquisa holandesa de 2012, o Whey Protein ajuda na formação de massa magra. Além disso, ele também melhora o rendimento em exercícios de força, estimulando na hora de malhar.
Porém, alguns especialistas ainda são contra e acreditam que o mesmo resultado poderia ser conseguido através de uma alimentação balanceada e rica em proteínas.
Tomar Whey Protein faz mal?
Se você tomar em medidas indicadas por um especialista ou nutricionista, geralmente, não há efeitos colaterais. Consumir a proteína em excesso, porém, pode sobrecarregar os rins e até causar doenças renais graves. Por isso, suplemento não deve ser tomado sem orientação de um especialista.
Whey Protein engorda?
Apenas se seu uso for indiscriminado. O objetivo do suplemento é ajudar na formação da massa magra. Mas se tomado em excesso, por ter efeito inverso. Por ser um suplemento, deve sempre ter seu uso com supervisão de um nutricionista.
O profissional, inclusive, poderá indicar uma marca de confiança. Isso porque, dependendo da marca, há excesso de sódio na fórmula, que pode levar ao ganho de peso.
Quais as vantagens do Whey Protein?
Se ele for administrado nas doses e horários corretos e equilibrado com uma alimentação e exercícios físicos, pode trazer bons resultados no que diz respeito à formação e manutenção de massa magra. Ele ainda ajuda a regular a glicemia e aumentar a imunidade.
Outra vantagem é que não tem gosto forte, sendo mais fácil de ser tomado do que os tradicionais shakes. Mas atenção: ele não serve como substituto da alimentação e sim como um suplemento.
Comentários