Por que é tão difícil deixar de comer açúcar?
A maioria dos adultos exagera na quantidade consumida do ingrediente. E, claro, isso tem explicação – e solução!
Deixar de comer açúcar não é tarefa fácil, mesmo para pessoas que dizem não ter o paladar amigo de doces. Afinal, o açúcar está presente na maioria dos alimentos industrializados, até mesmo nos salgados, e acabamos consumindo-o sem perceber.
Alguns pães salgados, por exemplo, podem conter 6 gramas de açúcar por fatia. Pior, molhos de salada lights, geralmente associados a dietas e consumidos por quem quer perder peso, também têm o ingrediente.
Até mesmo alguns alimentos naturais contêm açúcar e são muito calóricos. É o caso do mel. Muita gente substitui o açúcar por ele, acreditando que isso ajudará no emagrecimento. Ilusão: uma colher de mel é mais calórica do que uma colher de açúcar refinado. Claro, o açúcar natural do mel faz menos mal do que o açúcar industrializado, acrescentado durante a preparação de alguns alimentos. Mas é bom não exagerar na dose, principalmente se deseja emagrecer.
A American Heart Association recomenda o consumo máximo de 24 gramas de açúcar por dia para mulheres e 36 gramas para homens. No entanto, estudos mostram que um adulto médio consome cerca de 88 gramas de açúcar por dia.
Como deixar de comer açúcar
Você sabia que o açúcar é recebido pelo cérebro como recompensa – pela mesma região que recebe a cocaína. Ou seja, ele causa abstinência e desejo incontrolável, assim como outros vícios.
O jeito é focar sempre na lista de ingredientes contida na embalagem dos produtos que for comprar. Uma dica: acabou com a terminação “ose”, pode indicar açúcar.
Comece cortando o ingrediente aos poucos, enquanto aumenta o consumo de proteínas e alimentos ricos em fibras, que ajudam a diminuir a vontade por doces.
Lembre-se: não é impossível viver sem açúcar, apenas requer um esforço inicial, para que se sua escolha torne um hábito.
Comentários