Os erros mais comuns de quem faz academia
Se você sente que ir à academia não está tendo efeito nenhum em seu corpo, pode ser que esteja cometendo erros básicos na malhação!
1. Investir apenas em exercícios aeróbicos
Se você quer reduzir sua gordura corporal, não adianta apenas fazer exercícios aeróbicos. Ok, eles queimam calorias, porém, para que seu metabolismo fique ainda mais acelerado – e você aumente seu gasto calórico –, é importante fazer musculação também.
Além disso, a musculação é importante para fortalecer os ligamentos, o que previne lesões em exercícios aeróbicos impactantes, como corrida e bicicleta.
2. Exercitar apenas uma região do corpo
Abdômen e pernas são as áreas mais exercitadas pelas mulheres; braços e costas pelos homens. Exercitar, porém, apenas uma parte do corpo pode sobrecarregar tal parte e causar lesões, além de trazer prejuízos estéticos, visto que apenas essa parte ficará tonificada.
3. Exagerar no tempo do treino
Você sabia que a intensidade do seu treino vale mais do que o tempo de malhação? Isso mesmo, uma hora e meia de malhação em ritmo leve pode ser menos eficiente do que meia hora de treino moderado.
Isso porque o metabolismo fica mais acelerado nos treinos mais curtos – pois o corpo não tem tempo de se acostumar com o ritmo nestes. Nos treinos longos, ainda há perigo de lesionar articulações, devido à sobrecarga.
4. Não aquecer
Jamais comece seu treino em ritmo pesado sem antes aquecer os músculos. O aquecimento não serve apenas para deixar o treino mais fácil. Ele é responsável por elevar os batimentos cardíacos e preparar o corpo para sair do repouso. Pulando essa etapa, você pode se sentir mal e ainda prejudicar suas articulações.
5. Não repetir os exercícios suficientemente
É importante seguir as recomendações de repetição passadas pelo professor ou personal trainner. Isso porque cada série tem um objetivo. Por exemplo, para ganhar resistência, os treinos têm séries de 15 repetições e peso leve ou moderado. Já os treinos para ganhar massa muscular são pesados e têm menos repetições.
Comentários