Os benefícios do ovo
Ele tem poucas calorias e era visto como vilão de dieta há até pouco tempo. Hoje, a história é outra!
Fonte de proteínas, o ovo não é mais visto como um alimento prejudicial à dieta ou ao colesterol. Estudos científicos já comprovaram que ele oferece muito mais benefícios do que prejuízos à saúde.
É saudável consumir até 7 ovos por semana, como mexido, pochê ou cozido, de acordo com estudo americano feito com 120 mil pessoas por 10 anos.
Sabe-se também que o ovo pode até nos ajudar a ganhar músculos e a perder peso! Uma unidade tem até 70 calorias e suas proteínas saciam com facilidade e tornam a digestão mais lenta, o que atrasa a sensação de fome. O mais indicado é consumir o alimento no café da manhã.
E mais: sem a gema, também pode ser consumido antes de malhar. Apenas a clara tem em média 15 calorias e possui um aminoácido chamado leucina, que ajuda para o crescimento e a manutenção dos músculos.
Preste atenção à gema
Mas não dispense totalmente a gema, não. Ela pode ser aproveitada para preparar outros alimentos, pois é fonte da maior parte de vitaminas e minerais! Inclusive, especialistas apontam que é possível reconhecer pela gema se o ovo em questão é mais ou menos saudável. Veja só:
Grande parte dos ovos que consumimos vêm dos criadouros, onde as galinhas são fechadas em gaiolas 24 horas por dia e são alimentadas com itens pouco saudáveis. Assim, os ovos também terão poucos nutrientes. E você identifica esse tipo de ovo pela gema pálida, bem clara.
Já gemas mais escuras, alaranjadas, são provenientes de galinhas mais saudáveis, que foram melhor alimentadas, de acordo com o diretor do departamento de segurança do Egg Nutrition Center, Hilary Shallo Thesmar. A cor escura indica a presença de Ômega 3 e xantofilas na dieta da galinha (vindos de vegetais, como espinafre, brócolis e algas.
Comentários