O conceito de Junk Food pode variar conforme cada pessoa
Quem está acostumado a fazer dieta sabe: o que funciona para uma pessoa, nem sempre é a chave para o emagrecimento de outra. Cada organismo reage de maneira diferente. Ainda que você consuma as mesmas coisas que seu amigo – e gaste as mesmas horas na academia, fazendo exatamente os mesmos exercícios, ele pode emagrecer e você não!
De acordo com um estudo da Weizmann Institute of Science, isso acontece porque cada pessoa queima as calorias de uma forma e tem diferentes níveis de açúcar no sangue, processando-os de uma maneira bem particular.
Por isso é importante consultar um nutricionista para receber uma dieta personalizada para cada indivíduo. Além disso, o acompanhamento com este profissional é igualmente importante, a fim de averiguar o que está funcionando e o que não está.
No geral, os alimentos saudáveis e naturais controlam os níveis de açúcar no sangue, enquanto os alimentos industrializados os desregulam, podendo ocasionar sérios problemas de saúde, como o diabetes.
Porém, não é possível determinar isso como única regra: muitas vezes, o jeito que seu corpo processa fast food é bem diferente do jeito que outros organismos processam a mesma comida. Assim, apenas um acompanhamento nutricional poderá recomendar qual é a melhor dieta para você.
A importância de uma dieta personalizada
As dietas personalizadas são passadas pelos nutricionistas apenas após uma consulta detalhada, em que o profissional medirá altura, circunferências e até o IMC do paciente. É feita ainda uma entrevista, a fim de analisar os hábitos de vida, como as atividades físicas praticadas, objetivos, alergias. É exatamente por isso que esses profissionais não passam cardápios por e-mail sem consultar o paciente antes.
Além disso, o cardápio individualizado será mais fácil de ser seguido porque conterá itens que você gosta e sabe fazer. Afinal, o nutricionista levará isso em consideração na hora de montar.
Essa é a famosa reeducação alimentar que tanto falamos. Trata-se de uma mudança de hábitos que permanecerá pela vida, ao contrário de dietas da moda. O objetivo da reeducação alimentar é sempre o bem-estar e a saúde do paciente. E pode acreditar: seu corpo agradecerá por isso!
Comentários