Como reduzir o consumo de sal?
Ele eleva a pressão arterial, aumentando riscos de AVC, infarto e insuficiência renal… E ainda assim, é o tempero mais consumido entre as pessoas do mundo todo. Felizmente, conseguimos diminuir seu consumo aos poucos até que ele não faça mais falta à mesa.
Com o passar dos anos, nosso paladar vai ficando mais fraco e tendemos a, cada vez mais, exagerar no consumo de sal. E isso pode prejudicar bastante nossa saúde. Algumas dicas, porém, podem por fim ao hábito!
Substitua a colher pelo dedo
Na hora de temperar a comida, evite pegar sal com a colher – pegue um punhadinho com o dedo. Você começará a sentir mais o sabor de cada alimento.
Use ervas frescas
Evite comprar ervas já moídas. Isso mascara o sabor dos alimentos e acabamos “corrigindo” este sabor com sal e gordura.
Mais alho e cebola
O alho deve ser acrescentado depois da cebola. Refogue-a até que ela fique transparente, para depois colocar o alho – nunca coloque os dois ao mesmo tempo na panela. Se isso acontecer, ele vai queimar e deixar a comida amarga. Aí, o que fazemos? “Consertamos” o sabor com sal, o que é prejudicial à saúde.
Aposte no alecrim
Seu sabor é intenso. Por isso, ele é ideal em alimentos que vão ao forno cobertos com papel alumínio, como uma batata. O vapor cria um sabor todo especial. Aí, é só retirar o raminho (ele não precisa ser consumido).
Cominho e Louro
São ervas fortes que trazem um gosto especial ao feijão e outros vegetais, como a batata. Experimente caprichar nessas ervas e minimizar a quantidade de sal!
Pimenta
Pimenta vermelha, pimenta de cheiro, pimenta do reino… Elas podem ser moídas na hora e usadas como tempero substituto, ressaltando o sabor dos alimentos, sem prejudicar sua saúde.
Comentários