Alimentação saudável é igual a memória saudável?
Será que o que a gente come afeta a maneira que nossa mente funciona? Novos estudos dizem que sim!
Há tempos, cientistas já provaram que aquela famosa frase “você é o que você come” tem fundamentos. Nova pesquisa, indica, inclusive, que nossa memória também é reflexo do que comemos.
O estudo foi publicado no jornal Neurology. Segundo ele, uma dieta saudável diminui as possibilidades de falhas na memória e de problemas cognitivos.
Em vez de citar uma lista de alimentos que possuem substâncias capazes de melhorar a função cognitiva, o estudo afirma que qualquer alimento saudável tem esse poder.
Mas o que podemos entender por alimentos saudáveis? Frutas, vegetais, grãos, peixes, carne vermelha magra e bebidas alcoólicas quando consumidas de maneira moderada, afirma Dr. Andrew Smyth, autor do estudo. “A diferença desse estudo é que não prescrevemos uma dieta em particular nem exploramos um único componente”, conta.
O estudo baseou-se na observação, por cinco anos, de mais de 27 mil pessoas de 40 diferentes países. Os especialistas analisaram a relação da alimentação com problemas de memória e perceberam que ela era quase ausente em pessoas que mantinham uma dieta saudável. Além da dieta, hábitos saudáveis também foram analisados (como não fumar e não ser sedentário).
Os participantes tiveram seus pensamentos e memórias testados três vezes durante o estudo. A primeira assim que ele se iniciou; a segunda dois anos depois; e a terceira e última, no quinto ano.
Andrew afirma que o resultado da pesquisa não foi surpresa para ele, pois já existiam pesquisas que associavam a dieta mediterrânea (aquela rica em frutas, vegetais, grãos, peixes e gorduras saudáveis) com a redução de problemas cognitivos. E essa dieta, geralmente, é seguida e mantida por pessoas com hábitos mais saudáveis. E para você, essa pesquisa conta alguma novidade?
Comentários