Alimentação e gravidez: tudo o que você precisa saber nessa fase!
Saber a qualidade dos alimentos que você come durante a gravidez pode trazer muitos benefícios para sua saúde – e para a do bebê!
Você certamente já ouviu muita gente falar que quando se está gestante, é preciso comer por dois, para engordar o bebê. Mas não se engane, isso não passa de mito. É importante consumir nutrientes essenciais para sua saúde e para a do bebê. Lembre-se: a palavra da vez é qualidade, e não quantidade!
Nessa fase, é muito importante se consultar com um médico para fazer o pré-natal e também um nutricionista, que indicará os alimentos que devem ser consumidos. E isso pode variar de pessoa para pessoa. Porém, algumas dicas valem para todas:
– Especialistas indicam uma alimentação bem colorida e variada, incluindo pães e cereais integrais, frutas e legumes e verduras. Atenção a alimentos crus: apenas seu médico poderá liberá-los ou proibi-los, após realização de exames.
– Carnes, leites e derivados também podem ser consumidos, pois contêm variados minerais e vitaminas importantes para a mãe e o bebê.
– Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, desde o primeiro trimestre.
– E também é importante a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos, pois eles são importantes para desenvolver o sistema nervoso do bebê.
Em quais alimentos encontramos os principais nutrientes que a mamãe e o bebê precisam?
- Ferro: Ele é encontrado em carnes, como fígado, ovos, feijão e verduras, como o espinafre. Dica: se você consumir, na mesma refeição, alimentos com vitamina C (fruta cítrica ou tomate), a absorção do ferro pelo organismo aumenta. Agora, se na mesma refeição, você consumir alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), a absorção de ferro diminui.
- Ácido Fólico: Ele está presente nos vegetais verde escuros, como espinafre, e brócolis. Também é encontrado nos cereais e frutas cítricas. Cozinhas, porém, esses alimentos no micro-ondas ou em altas temperaturas pode destruir o ácido fólico, então, cozinhe no vapor.
- Vitamina C: A partir do segundo trimestre, capriche no consumo de vitamina C. Ela ajuda na formação de colágeno, que compõe a pele, ossos, cartilagens, e ainda fortalece o sistema imunológico da mãe. Anote aí: você encontra a vitamina C em kiwi, laranja, melão, mamão, abacaxi e algumas hortaliças, como tomate, couve-flor e pimentões.
- Magnésio: coma bastante nozes, cacau, feijão e ervilha.
- Cálcio e Vitamina D: Precisam ser reforçados no terceiro trimestre. Então, consuma mais leites e derivados, gema de ovo, cereais integrais e bebidas de soja. A vitamina D está presente também na manteiga e fígado. Tomar banhos de sol também é importante.
- Carboidratos: fornecem energia para a mamãe e ajudam no desenvolvimento do bebê. Mas prefira os integrais.
- Proteínas: Carnes, leite, feijão… Não risque do cardápio!
- Lipídeos: São as gorduras que ajudam na formação do sistema nervoso central. Você encontra em abacate, azeite, salmão, leite e derivados.
- Vitamina A: Para melhor desenvolvimento ósseo e imunidade da gestante, consuma gema de ovo, laranja, couve e mamão.
- Vitamina B3 ou Niacina: Essa vitamina estimula o desenvolvimento do cérebro do feto. Também é encontrada em verduras e legumes, carne magra, gema de ovo e leite e seus derivados.
- Vitamina B1 ou Tiamina: Cereais integrais, ovos, frutas, legumes e carnes.
Comentários