A dieta ideal para a terceira idade
A alimentação é fundamental para a boa qualidade de vida na terceira idade.
Após os 50 anos, nosso metabolismo fica mais lento e alguns nutrientes acabam não sendo bem absorvidos – ou absorvidos da forma que eram antes. Nesse caso, é válido fazer uso de suplementos que reforcem a saúde e previnam doenças relacionadas a ossos e músculos fragilizados.
Por isso, é necessário consultar um nutricionista para readaptar o cardápio ou até iniciar a suplementação de vitaminas e minerais, como:
Zinco
Ele ajuda no ganho de imunidade, importante para a defesa natural do organismo. E, com o passar dos anos, é natural que nossa imunidade baixe. Assim, fazer a reposição de zinco com alimentação ou suplementos faz-se bastante necessário.
Outras vantagens dele: ajuda a manter o tamanho da próstata e tem ação oxidante (desacelera o envelhecimento das células).
Você o encontra em oleaginosas, como as castanhas, nozes, carnes e arroz integral.
Cálcio
É comum sofrermos com desgaste ósseo, que leva à osteoporose na terceira idade. Assim, é importante aumentar o consumo de cálcio nessa fase. Inclua no cardápio vegetais verde-escuros, quinua e gergelim.
Descobertas recentes afirmam que o cálcio também mantém o ritmo cardíaco e o cérebro saudáveis.
Vitamina D
A Vitamina D faz com que o cálcio seja bem absorvido e aproveitado. Porém, em excesso, pode levar à cálculos renais e constipação. Por isso, é bom sempre consultar um médico para fazer a realização de exames preventivos.
Você encontra vitamina D em óleo de fígado de bacalhau, ou naturalmente, ao tomar sol por até 20 minutos diários.
Fibras
As fibras ajudam a regular o intestino e são fundamentais também na terceira idade. Elas são encontradas no arroz, na aveia, na linhaça e no farelo de trigo.
Porém, é muito importante consumir cerca de 1,5 litro de água por dia, para que as fibras ajam beneficamente no organismo.
Potássio
Alguns remédios para hipertensão levam à perda do nutriente, por serem diuréticos. O mineral é importante para reduzir riscos de derrames e hipertensão. Então, precisa ser reposto através da alimentação. Consuma banana, damasco, iogurte, melancia, abacate, ameixa e feijão regularmente.
Ômega-3 e 6
Eficaz na prevenção de doenças graves, como mal de Alzheimer e mal de Parkinson, além da perda da memória e concentração.
Sua suplementação pode ser feita com cápsulas ou com o consumo de peixes de água gelada, como atum e salmão, além de óleos vegetais.
Comentários