A dieta após os 30 anos
Não é intriga da oposição: depois dos 30 anos de idade, seu metabolismo muda – e fica ainda mais difícil emagrecer…
Se você já completou 30 anos, deve ter percebido que comer um brigadeiro hoje, tem mais consequências para sua dieta do que tinha há alguns anos. Mesmo que sua rotina de exercícios não tenha mudado. E isso tem explicação: após essa idade, engordar fica mais fácil – e emagrecer mais difícil.
Mas não se desespere. Confira um plano de ação para sua dieta dar certo:
- Tenha uma boa noite de sono: Você sabia que quem não tem um sono regular sente mais fome ao longo do dia? Durante o sono, produzimos melatonina, hormônio que regula nosso estoque de gordura. Outro hormônio produzido enquanto sonhamos é a leptina, responsável por controlar a fome. Assim, se você não tem oito horas diárias de sono, certamente, sua dieta será prejudicada por causa desses hormônios.
- Faça exercícios: É hora de fazer exercícios aeróbicos, que queimem calorias. Corrida, natação e treino funcional são exemplos. O mínimo recomendado é três vezes por semana, 30 minutos cada dia.
- Reeduque-se: Para não retardar ainda mais seu metabolismo, maneire nos carboidratos e gorduras ingeridas. E, para temperar, prefira alimentos termogênicos, que aumentam a temperatura do corpo, como gengibre e pimenta. Consuma também proteínas magras.
Após os 30, coloque na mesa:
- Alimentos antioxidantes: eles são responsáveis por retardar o envelhecimento do organismo, pois têm flavonoides, polifenois e resveratrol. As frutas vermelhas são ótimo exemplo. Além disso, essas substâncias também combatem a intoxicação do corpo, que deixa o metabolismo mais lento.
- Proteínas magras: elas diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos de alto índice glicêmico (que são estocados pelo organismo como gordura). Aposte em: queijo branco, peixe, cogumelos e frango sem pele.
- Alimentos termogênicos: como falamos, são os que aumentam a temperatura do corpo. Exemplos: chá verde, café, pimenta e gengibre.
Comentários