Por que a gula fala mais alto?
Exagerar nas refeições e lanches é tentador. O pior é que, muitas vezes, isso já está tão inserido na rotina que nem percebemos! Quer apostar? Confira razões que podem fazer com que a gente coma demais sem se dar conta.
1. Snacks fitness podem ser perigosos!
Quando consumimos snacks saudáveis, nosso cérebro interpreta a ação como se ela fosse suficiente para nos deixar em forma. Mas não é bem por aí…
Um estudo recente publicado no Journal of Marketing Research descobriu que muitas pessoas que consomem snacks fitness, sem perceber, relaxam na hora de fazer exercícios porque pensam que a alimentação saudável compensará.
A solução, nesse caso, é não abandonar a atividade física, ainda que sua alimentação seja saudável. E, antes de comer o tal snack fitness, veja se você realmente está com fome e se ele é necessário – tire o consumo do piloto automático.
2. Bebidas alcoólicas engordam, até mesmo os coquetéis lights
E não estamos falando apenas das calorias contidas nas bebidas – que são muitas! Estamos falando também do fato de que quando estamos sob efeito do álcool tendemos a exagerar ainda mais nas refeições. Sabe a história de: “dane-se, hoje vou comer o que eu quiser”? Ela acontece muito mais após consumir algumas cervejas e caipirinhas a mais… Fique ligado.
E mais: um estudo da Universidade do Texas descobriu que o álcool deixa o cérebro feminino mais receptivo ao cheiro da comida, levando ao aumento do consumo de calorias.
3. Beliscar de hora em hora
Ok, você precisa comer de três em três horas e isso é bom para a saúde. Mas cuidado para não exagerar na dose ou lanchar muito antes do tempo previsto, aumentando assim, a quantidade de lanches feitos durante o dia.
Antes de beliscar, analise se você realmente está com fome ou se é puramente gula. Um estudo da publicação Eating Behaviors concluiu que beliscar quando não se tem fome pode causar o mesmo ganho de peso de consumir comidas muito calóricas. Corte já esse hábito!
Comentários