Gravidez e vegetarianismo
É possível ter uma gravidez saudável sendo vegetariana? É seguro para o bebê e para a mãe?
É a alimentação materna que fornece energia para que o bebê se desenvolva durante os nove meses de gestação. E, felizmente, a alimentação vegetariana pode ser tão eficiente quando à carnívora, pois é possível obter cálcio, proteínas, ferro e muitos outros nutrientes de produtos sem origem animal.
Durante essa fase, a mulher precisa apenas de 300 calorias extras em relação à fase anterior à gravidez. Ou seja, ninguém precisa comer por dois, como diziam nossos avós.
É importante, porém, consultar um nutricionista, seja você vegetariana ou não, para que sua nutrição seja adaptada para fornecer boa quantidade de fibras, vitaminas, minerais e proteínas, com pouca gordura e açúcar.
Durante toda a vida, é preciso manter uma dieta equilibrada, mas na gestação, isso torna-se ainda mais importante. Mas é plenamente possível conseguir isso sendo vegetariana, basta ficar atenta e não esquecer de consumir os seguintes nutrientes:
Proteína
Ela contribui para o desenvolvimento do bebê e da placenta e deve ser consumida durante os nove meses. As necessidades diárias para uma vegetariana gestante são maiores do que uma vegetariana que não esteja grávida – então, será preciso aumentar o consumo no nutriente.
Os produtos de origem vegetal ricos em proteínas são: as leguminosas, leite de soja, tofu, lentilha, ervilha, feijão preto, entre outros.
Ferro
O ferro é responsável pela formação do sangue do bebê. Por isso, é importante consumir bastante feijão, lentilha e outros grãos. Folhas verdes e tofu também são ricos no nutriente. Procure consumir também vitamina C, que faz com que haja aumento da biodisponibilidade de ferro no organismo.
Cálcio
Ele é importante para a formação dos dentes e ossos do bebê. Grávidas, vegetarianas ou não, devem aumentar o consumo de cálcio nessa fase. Produtos à base de soja, cereais, vegetais folhosos verdes não podem faltar à mesa.
Vitamina D
A vitamina D ajuda na absorção de cálcio, por isso, é extremamente importante para a gestante. Ela é obtida com a exposição ao sol, diariamente, por 20 minutos. E, claro, também pode ser reposta com suplementos.
Ácido Fólico
Fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, pode ser conseguido com suplementos ou com uma alimentação ricos nessa vitamina. Vegetais folhosos verdes são indicados.
Vitamina B12
Presente em cereais e produtos à base de soja, a vitamina B12 é importante porque para controlar a divisão celular durante a gravidez.
Zinco
O consumo de zinco deve ser dobrado durante a gravidez. Ele evita problemas durante o parto e é obtido através de legumes em geral, oleaginosas e leguminosas.
Comentários